Como eliminar por completo os germes da louça

28/05/2019
por Luís Magalhães
louça na máquina
Tão importante como preparar uma boa refeição, é ter os cuidados para manter um certo nível de higiene.

As equipas de cozinha dedicam grande parte do seu tempo a cumprir regras de higiene como controlo da qualidade dos alimentos, verificação das temperaturas ideais e outros assuntos relacionados com a segurança alimentar. Um ponto que merece bastante atenção é a lavagem e higienização da louça.

A forma talvez mais eficaz de eliminar os germes presentes na louça é lavar a louça a temperaturas elevadas. Geralmente, lavagens a partir dos 70º eliminam a maior parte dos micro-organismos que podem ser nocivos para saúde.

As máquinas lava-louça utilizam 60º de temperatura para a lavagem e entre 70º e 90º para o enxugamento (segunda parte do ciclo).

Quando se lava a louça à mão não é possível utilizar temperaturas tão elevadas. Então, após o enxague, é recomendável deixar a louça durante 10 minutos mergulhadas em álcool 70%.

É importante relembrar que nenhum destes dois métodos esteriliza a louça. A esterilização da louça só é possível por outros meios físicos como calor e pressão em autoclaves, radiação ou químicos com agentes desinfetantes próprios.

Comentários

Não foram encontrados posts

Deixe-nos a sua opinião